Guerrilheiro Virtual

quinta-feira, 28 de junho de 2012

A QUEBRA DA ESPANHA E O RISCO SANTANDER (2)


A Moody´s, depois de haver rebaixado a nota da dívida soberana da Espanha a um grau do que a própria imprensa econômica espanhola classifica como “lixo”, não pretende aliviar a situação dos bancos do país.

A agência mal esperou a oficialização do pedido de Madrid de resgate de seu sistema bancário no valor de 100 bilhões de euros, para cortar de novo a qualificação de risco dos depósitos e da dívida de longo prazo de 28 bancos espanhóis, entre eles o Santander.

O grupo, que é dono no Brasil de instituição financeira com o mesmo nome, teve a nota de sua dívida rebaixada de A3 para Baa2, com perspectiva de novo corte em breve, devido à sua grande exposição à dívida soberana da Espanha, cujo risco passou de 500 pontos nas últimas semanas. 

Enquanto isso, o dono do Santander, Emilio Botin, que aqui entrou, nos anos 1990, com a compra do BANESPA, negou ontem, novamente, que esteja tentando vender ao BB ou ao Bradesco a filial brasileira do banco, embora já tenha feito o mesmo, nas últimas semanas, com o Santander Colômbia.

Na Espanha, na internet, já tem gente denunciando que os ricos estão sacando o dinheiro dos bancos (inclusive do próprio Santander) e mandando para o exterior - e outros que estão aconselhando o resto dos cidadãos a fazer o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”